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Desenvolva sua Empresa - Lucro, lucratividade, rentabilidade

O lucro, portanto, é a base para a análise das decisões de investimentos.

Lucro - Sendo conceituado de uma forma simplificada, nada mais é do que o resultado positivo deduzido das vendas os custos e despesas. 

Lucratividade - É a relação do valor do lucro com o montante de vendas, ou seja, divide-se o valor do lucro pelo volume de vendas (lucro líquido/vendas). 

Rentabilidade - Refere-se ao resultado que possibilita a análise do retorno sobre o investimento realizado na empresa. 

O lucro, portanto, é a base para a análise das decisões de investimentos. 

A primeira pergunta que se faz é qual o lucro ideal? 
É obvio que quanto maior, melhor! Entretanto, o retorno de investimento é uma recompensa equivalente a todo o investimento e não apenas aos lucros gerados nos períodos iniciais, ou de um período específico. 

Um investimento pode proporcionar altas taxas de lucros em determinados períodos, e até prejuízos em outros; neste caso deve prevalecer o retorno médio obtido no período considerado. 

Para os pequenos negócios é importante que os lucros gerados sejam equivalentes a 3% ao mês em média do valor dos investimentos próprios. 
Com relação à lucratividade (lucros sobre as vendas) para as micros e pequenas empresas ela varia entre torno de 5% a 10% para indústria e comércio. No caso de prestadoras de serviços ficam em torno de 15% a 20%. Para análise correta da lucratividade, as considerações são as seguintes: quanto maior, melhor para a empresa; a mesma deverá ser comparada com média do setor em que a empresa atua; e deverá atender a expectativa do empreendedor. 

Normalmente os lucros gerados por uma empresa revelam três situações distintas: 

-Podem estar gerando recursos insuficientes para manter a empresa; 
-Podem estar gerando recursos mínimos para manter a sua sobrevivência; 
-Podem estar gerando recursos para empresa sobreviver e crescer. 

Uma empresa que esteja gerando recursos para sobreviver e crescer, deve observar o seguinte: 

-Normalmente tem fluxo de caixa positivo; 
-Obtém ganho financeiro; 
-Investe recursos na atualização do seu imobilizado; procura manter seus funcionários treinados e atualizados; 
-Investe recursos constantemente em marketing; 
-Gera recursos para manter o capital de giro e proporcionar o retorno desejado pelos investidores. 

Concluindo:
Toda empresa necessita gerar lucros para sobreviver e crescer. Todo empreendedor, quando aplica os seus recursos financeiros em qualquer negócio, tem expectativa de obter retorno o mais rapidamente possível e com segurança. E para que isto aconteça é preciso a empresa apresentar não somente resultados positivos quantitativos, mas também resultados positivos qualitativos.