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No Dia Internacional da micro, pequenas e médias empresas, empreendedor fala sobre os desafios do setor

Gerir uma micro, pequena ou média empresa não é uma tarefa fácil. Os desafios são muitos, desde a burocracia até a necessidade constante de inovação

Em 27 de junho, a ONU celebra o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, destacando a importância vital que essas organizações desempenham na economia global. No Brasil, a relevância desse setor é particularmente significativa, sendo um dos principais motores de geração de empregos e desenvolvimento econômico.

Atualmente, o Brasil conta com aproximadamente 22,6 milhões de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), segundo dados do Sebrae. Os pequenos negócios representam 95% das empresas brasileiras e são responsáveis por empregar mais de 70% da força de trabalho formal do país, reafirmando seu papel crucial na sustentação econômica e social do Brasil.

No entanto, gerir uma micro, pequena ou média empresa não é uma tarefa fácil. Os desafios são muitos, desde a burocracia até a necessidade constante de inovação e adaptação às mudanças do mercado. Um exemplo inspirador de sucesso nesse cenário desafiador é a F360, uma startup fundada em 2014 por Henrique Carbonell.

A F360 desenvolveu uma plataforma de gestão financeira voltada para varejistas e, desde o seu início, destacou-se por sua gestão financeira rigorosa e foco na sustentabilidade. Em 2020, a empresa recebeu um aporte da HiPartners e da HIX Capital, que impulsionou ainda mais seu crescimento. Hoje, a F360 atende mais de 15 mil pontos de venda, ligados a aproximadamente 400 marcas do varejo.

Carbonell trouxe consigo uma vasta experiência do varejo familiar, o que moldou a filosofia da empresa desde o início. “Está dentro dos nossos pilares ser uma empresa financeiramente autossustentável”, afirma o empreendedor. “Tendo a cultura do varejo, aprendi desde cedo a importância de ter controle de custos e gestão de fluxo de caixa eficientes. E na F360 não poderia ser diferente, temos muito forte esse olhar e isso nos traz segurança e tranquilidade em decidirmos os próximos passos da companhia.”

A abordagem da F360 de ser uma empresa geradora de caixa positivo e de manter um crescimento estratégico e ponderado fez com que a startup se enquadrasse em uma nomenclatura que recentemente se popularizou no ecossistema: "startup camelo".

O termo criado pelo investidor Alex Lazarow representa empresas que, assim como os camelos, que enfrentam longos períodos sem água, estão preparadas para resistir a dificuldades do mercado.

De 2019 a 2023, a F360 cresceu de maneira robusta, aumentando sua receita em aproximadamente 50% a cada ano. No ano passado, a receita superou os R$30 milhões. Esse crescimento consistente mostra como uma gestão financeira sólida pode ser a chave para o sucesso sustentável.