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Qual o ponto de partida da Qualidade ?

A qualidade sempre partindo do ponto central da empresa, o Dono !

Primeiramente vamos a significante da palavra, QUALIDADE, conforme o Dicionario MICHAELIS:

 

qua.li.da.de

sf(lat qualitate)1Atributo, condição natural, propriedade pela qual algo ou alguém se individualiza, distinguindo-se dos demais; maneira de ser, essência, natureza.2 Excelência, virtude, talento.3 Caráter, índole, temperamento.4 Grau de perfeição, de precisão, de conformidade a um certo padrão:Artigo de primeira qualidade. Trabalho de qualidade inferior. 5Categoria, espécie, tipo:A fábrica produz apenas uma qualidade deste artigo.6 Cargo ou função de que resultam direitos e obrigações.7 Título de habilitação profissional.8Posição, papel: Ele não falou na qualidade de ministro, mas na de cidadão comum.9 GramValor das vogais quanto ao timbre.10 Mús Atributos do som, altura, intensidade, timbre e duração.11Filos Acidente que modifica a substância, sem lhe alterar a essência.

A palavra qualidade apresenta significados diversos e multi facetados, ou seja apresenta varias formas de se impostar no nosso vocabulário, sendo em certas vezes usada em documentos oficiais com um certo tipo de significado, ou cotidianamente para definir aquilo que nós entendemos como bom, bonito, barato, gostoso...etc.

Sendo assim fica praticamente impossível definir o que é realmente qualidade, a unica certeza que temos é de que se trata de algo "invisível", que não pode ser tocado, visto ou alcançado, simplesmente pelo fato dele não existir !

Diante dessa conclusão os administradores tem que tomar uma decisão muito simples ou abdica do conforto e atira-se a busca dessa causa impossível ou deita-se junto com a preguiça e fica pertencendo ao bando de inúteis a si mesmo e a sociedade.

Mas para aqueles poucos que se "jogarem" nessa busca interminável pela qualidade, existe uma boa noticia; A luz quereluz no fundo do túnel realmente é ouro. O consumidor sempre estará disposto a pagar mais por aquilo que ele entende que seja um produto de qualidade.

Ao concluirmos isto temos um ponto em que todos termos de concordar a baliza mais fiel para "medirmos" nossa qualidade são os resultados perante o cliente e econômicos.

Resumidamente nós administradores temos que estar extremamente antenados com a nossa clientela para podermos prepara assim uma gestão de qualidade. Mas como gerir com qualidade ? Qual o ponto de partida ?

O ponto de partida da gestão da qualidade, assim como a gestão de qualquer área parte do principio da autenticidade do ser humano que o idealiza e o coordena, ou seja uma empresa que busca atingir a qualidade desejada por seus clientes tem que entender que todos as pessoas envolvidas no seu processo de produção tenham uma "existência" de qualidade semelhante ou melhor a aquela desejada. Se torno esforço inútil e ignorante definir-se a qualidade a ser alcançada por um produto ou um serviço sem se ter as pessoas que entendam e vivenciem aquele padrão almejado.

Entra-se em um ponto muito delicado da gestão da qualidade, pois é ainda pouco compreendido pela maioria dos gestores, são sempre as pessoas que determinam a qualidade seja na parte de produção ou no papel de consumidor. E sempre irrevogavelmente ao se defrontar com um engrenagem que distorça da realidade de qualidade focada pela empresa deve-se exclui-la imediatamente.

Para concluirmos a qualidade é determinada sempre pelo cliente e por quanto ele esta disposto a pagar.